Autorizada construção de cinco creches em Ilhéus

Assinatura de contrato de construção de creches
Secom/Roberto Santos

O prefeito de Ilhéus, Jabes Ribeiro, autorizou, na tarde da quarta-feira, dia 11, o início da obra de construção de cinco creches no município. O ato de assinatura do contrato, realizado no Gabinete do Palácio Paranaguá, contou com a presença do Gerente de Desenvolvimento da MVC, empresa vencedora da licitação para construção das unidades, José Antonio Latini Júnior, do secretário de Desenvolvimento Urbano, Isaac Albagli, e das professoras Silvana Penna (coordenadora administrativa) e Ana Angélica Serafim (coordenadora pedagógica), que representaram a Secretaria de Educação (Seduc).

De acordo com o Chefe do Executivo ilheense, as novas creches serão construídas nos bairros Teotônio Vilela, Malhado, Banco da Vitória, Salobrinho e Esperança (Avenida Roberto Santos), e somam um investimento de mais de R$ 8 milhões. Cada unidade poderá atender 240 alunos, em dois turnos, dotada de ambientes essenciais para a aprendizagem das crianças, como salas de aula e de informática, bibliotecas, sanitários, fraldários, área de recreação coberta, parque, refeitório, entre outros, que permitem a realização de atividades pedagógicas, lúdicas, esportivas e de alimentação, além das administrativas e de serviço.

As creches serão construídas mediante convênio entre a Prefeitura de Ilhéus e o Governo Federal, através do programa Proinfância, do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), e edificadas com tecnologia inovadora. Em vez dos materiais tradicionais, as creches são construídas com sistema Wall System, composto por estrutura com perfis compósitos produzidos pelo processo de pultrusão e painéis do tipo sanduíche de lâminas em compósitos reforçados com fibra de vidro (similar ao que se usa em aviões, ônibus, barcos e trens) e núcleos especiais que garantem o desempenho térmico, acústico e resistência a fogo. Entre as vantagens em relação ao processo tradicional, o sistema oferece maior velocidade de construção, durabilidade, resistência, flexibilidade, conforto térmico e acústico, obra limpa e desperdício zero.